quinta-feira, 25 de abril de 2019

Informativo Especial Eleições UFFS | 01 - Propostas candidaturas

Este primeiro Informativo Especial objetiva iniciar o processo de trazer subsídios para que a categoria técnico-administrativa em educação possa avaliar como as chapas concorrentes à gestão da Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) se apresentam diante das demandas dos TAEs.

O SINDTAE procurou realizar um movimento de construção dialógica com os pares para definir quais seriam as principais demandas que permeiam nosso cotidiano nessa instituição. Dentre os resultados, foi perceptível o recorrente sentimento de não reconhecimento da categoria enquanto importante segmento da universidade. Tal sensação surge desde situações específicas vivenciadas no cotidiano quanto às formas de encaminhamento de ações institucionais que impactam diretamente no trabalho e na qualidade de vida desses trabalhadores.

Do diálogo com a categoria, o SINDTAE reforça o entendimento de que as pautas são muitas, abordando diversos aspectos com variados níveis de complexidade. Se ao mesmo tempo algumas delas são históricas da categoria inclusive em âmbito nacional, tal como os turnos contínuos e o direito de greve, outras surgiram diante da realidade até agora vivenciada dentro da UFFS.

Nesse momento em que toda a comunidade acadêmica se debruça sobre as propostas que se apresentam para o futuro dessa instituição, entendemos que, enquanto entidade representativa, nos cabe focar aspectos mais específicos que digam respeito à categoria. Assim, optamos por realizar alguns movimentos de forma concomitante e articulados entre si, e aqui apresentamos o primeiro deles:

Encaminhar a todas as chapas um documento intitulado "A futura Reitoria da UFFS e seus posicionamentos com a categoria dos Técnicos-administrativos em Educação", o qual elencou alguns temas caros à categoria e pedindo que fossem escritas as intenções para com eles, apontando o que entendem como problemas, quais soluções pretendem encaminhar e em que prazos.

O retorno com as propostas das chapas está compilado no documento disponível para download:

As propostas de cada chapa em separado conforme recebidas por e-mail também estão disponíveis para consulta:

Essas propostas ficam aqui registradas para toda a categoria, e demais segmentos da comunidade acadêmica, terem conhecimento de como cada chapa propõe se relacionar com os TAEs.

Nesse mesmo movimento, percebemos a importância de, enquanto entidade, ressaltarmos que cabem contrapontos diante das propostas que foram enviadas, pois entendemos que são questões que merecem ser debatidas a partir de diferentes interpretações, com participação da categoria como sempre temos reivindicado, de modo que as divergências presentes possam subsidiar a construção de uma convergência válida para todos.

No próximo informativo publicizaremos o segundo movimento, relativo à proposta de compromisso entre os candidatos à Reitoria e os TAEs da UFFS.