terça-feira, 30 de abril de 2024

Moção de Apoio a docentes da Rede Estadual de Santa Catarina que se encontram em greve

MOÇÃO DE APOIO

Manifestação de Apoio aos professores da Rede Estadual de Santa Catarina que se encontram em movimento de greve por reivindicações de melhores condições de trabalho e valorização da educação.

Os trabalhadores técnicos administrativos em educação (TAES) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) reunidos em Assembleia, no dia 25 de abril de 2024, aprovaram Moção de Apoio e solidarizam-se com a greve dos professores e das professoras da rede estadual de Santa Catarina, movimento capitaneado pelo SINTE/SC, sindicato que representa esses trabalhadores nas suas reivindicações junto ao Governo do Estado.

Os professores de SC reivindicam: reajuste do Piso Nacional na tabela salarial, com descompactação da tabela; anúncio e efetivação do concurso público para o magistério; aplicação da hora atividade para todos os trabalhadores da educação e revogação total do desconto de 14% aplicado contra os aposentados. Consideramos justo e necessário que o estado atenda as reivindicações.

Identificamos que a pauta em muito se assemelha àquela que também é reivindicada pelos TAES e professores da rede federal de educação. A valorização da educação passa pelo investimento na manutenção das atividades, mas principalmente na valorização e respeito aos trabalhadores desta política pública. As condições de trabalho dos trabalhadores da educação chegam ao limite por conta do modo como o estado vem gerindo seus recursos nos últimos anos. O receituário ultraliberal, além de atacar a educação e seus trabalhadores, promoveu a precarização de diferentes formas, principalmente, em cortes de recursos via orçamento e não prevendo a reposição de perdas salariais aos servidores. Ao mesmo tempo, apresentam como solução medidas a favor de setores não públicos.

Essa moção de apoio expressa a solidariedade de classe, da luta por uma sociedade mais justa, um dos princípios do SINDTAE, e da defesa pela educação pública, gratuita, democrática e de qualidade em todos os níveis.

Chapecó - SC, 25 de abril de 2024.