sexta-feira, 17 de maio de 2024

Nota de Apoio aos TAEs em greve do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina

Os trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) manifestam apoio e solidarizam-se com a greve dos colegas TAEs do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os TAEs desempenham papel fundamental na garantia de acesso aos direitos de toda a classe trabalhadora e os TAEs lotados nos Hospitais Universitários tiveram especial atuação no enfrentamento à pandemia de Covid-19 sem receber reconhecimento por isso. Ao contrário, sua atuação em defesa da vida dos afetados durante a pandemia se deu em um contexto de urgência sem precedentes e em meio a ataques ao serviço público e às universidades pelo governo Bolsonaro.

Destacamos que greve é um direito fundamental previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, sendo elementar para o pleno exercício da democracia. O teor da liminar da Justiça solicitada pelo Superintendente do HU/UFSC, Spyros Dimatos, tenta frustrar o reconhecido direito de greve dos trabalhares. Enfatizamos a legalidade e a legitimidade do movimento que tem por objetivo frear as perdas de direitos que toda a classe trabalhadora vem sofrendo nos últimos anos.

Esperamos que as tentativas de desmobilização tenham efeito contrário, haja vista que trabalhadores prestes a ter sua aposentadoria inviabilizada e seu trabalho cada vez mais precarizado não devem se calar. A valorização da educação passa pela valorização e respeito aos trabalhadores desta política pública.

Lutar não é crime!
Trabalhadores em greve também estão ensinando!