quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Nota de Repúdio à falta de diálogo da gestão da UFFS com os trabalhadores

SINDTAE Nota de Repúdio
O SINDTAE, entidade sindical que congrega os trabalhadores dos cargos técnico-administrativos em educação em universidade federal existente em Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Passo Fundo, Laranjeiras do Sul e Realeza, vem a público repudiar a postura da alta gestão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que consiste em reiterado desrespeito à categoria e à sua autonomia de luta e organização sindical, direitos consagrados há décadas.

A reitoria da UFFS afronta esses princípios, por exemplo, ao buscar unilateralmente alterar o mecanismo de controle de jornada dos servidores técnico-administrativos lotados nessa universidade. Ao tomar conhecimento, no final do último mês de abril, de que o órgão nomeou comissão para adquirir equipamentos de controle eletrônico de frequência, o SINDTAE enviou à administração ofício requerendo que fossem esclarecidos os objetivos e fundamentos de tal ato, bem como que fossem restabelecidas mesas de diálogo e negociação com a categoria. A resposta alega vagamente o mero cumprimento de recomendações e legislação.

O desrespeito às tentativas de diálogo que partiram do SINDTAE culminou com o convite individual, por correio eletrônico dirigido aos servidores, para videoconferência institucional com o assunto “alterações nos procedimentos de controle de ponto de folha manual para controle eletrônico”. Embora estes trabalhadores tenham legitimamente constituído desde 25 de abril de 2015 um Sindicato para atuar na luta em defesa de seus direitos, interesses e anseios individuais e coletivos, a gestão do órgão no qual estão lotados, além de não dialogar com a devida atenção com a entidade sindical, sequer convida esta entidade para formalmente participar da referida videoconferência. Tal omissão deixa explícita a pretensão de limitar o potencial de organização da categoria e meramente comunicar decisões deliberadas em gabinetes de forma unilateral e antidemocrática.

Diante disso, os trabalhadores da UFFS repudiam esta conduta antissindical e protestam por mais respeito e atenção às prioridades e necessidades da comunidade acadêmica; com tratamento digno, respeitoso e coerente com os princípios democráticos e populares nos quais a instituição está assentada.

Nestes termos, o SINDTAE esclarece ainda que solicitará novamente audiência com a direção da UFFS com o intuito de, após esta primeira exposição aos servidores técnico-administrativos em educação, que se cumpram as prerrogativas sindicais, tratando do assunto com a entidade que representa estes trabalhadores, ocasião na qual o Sindicato espera poder retomar também as demais pautas reivindicatórias da categoria, cujas negociações se encontram desde 2015 aguardando continuação da mesa instituída durante recentes movimentos grevistas da categoria, observando frágil e lento encaminhamento institucional.

Chapecó/Cerro Largo/Erechim/Passo Fundo/Laranjeiras do Sul/Realeza,
17 de agosto de 2016.