segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Resumo da Reunião entre o Fórum dos SPFs e MPOG

A reunião aconteceu nessa segunda-feira, 31, as 10 horas da manhã, e os principais pontos são:

01 - Sobre o reajuste parcelado em 4 anos:

- A posição unificada do Fórum foi de rejeição do reajuste plurianual e os representantes do governo pediram um tempo para discutir internamente e responder em nova reunião que provavelmente será ainda essa semana.

02 - Sobre condicionar o aceite do índice geral para negociar as pautas especificas:
- A posição do Fórum foi de não aceitar tal condicionamento, e a resposta do governo foi a mesma, pediram um tempo para responder em próxima reunião.

03 - Sobre as consignatárias e o descredenciamento das entidades:

- O governo está com uma equipe de plantão para atender as entidades, mas deverá ter uma reunião especifica para essa semana para tratar do assunto. As entidades que tiverem esse problema precisam estar presentes em Brasilia essa semana para regularizar essa situação.

04 - Sobre o corte de ponto:

- Os representantes da bancada do governo disserem que o corte de ponto é uma ORDEM DO GOVERNO! E que se não foi para todas as entidades, é porque no caso das universidade tem a questão da autonomia. Mas que vão negociar a reposição do trabalho no fechamento dos acordos, caso as negociações para um acordo evoluírem.

05 - Sobre o dia 31/08:

- O governo vai enviar ao congresso hoje a proposta de lei orçamentaria já com os 5,5% para 2016 e vão até 11/09 negociar período, índice e as pautas especificas. A data do dia 11/09 é uma data política, pois tecnicamente é possível dilatar o prazo, e no limite da situação podem dar mais uns dias para o fechamento de acordos.

------------------------

Breve avaliação:

O governo continua jogando duro para garantir o ajuste fiscal, mas a posição unificada do Fórum em rejeitar o reajuste parcelado em 4 anos está conseguindo balançar a postura intransigente do governo.

Mais do que nunca agora temos três tarefas:

01 - Fortalecer a unidade dos SPFs.

02 - Sacudir o país nos atos unificados dos SPFs nos dias 02 e 03 de setembro.

03 - Dialogar com a população para ganhar o apoio da opinião pública para o nosso movimento.

Saudações,

Gibran Jordão
Coord. Geral da FASUBRA

Maiores informações sobre o movimento que gerou essa reunião basta acessar a matéria no site da FASUBRA