quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Informe nacional - Democratização das universidades

Hoje pela manhã, dando sequência às negociações pós-greve da base federal da FASUBRA Sindical, que representa mais de 180 mil trabalhadores técnico-administrativos em educação das universidades públicas brasileiras, debatemos DEMOCRATIZAÇÃO da universidade com o governo através do MEC e do MPOG, e com ANDIFES, CONIF, ANDES, SINASEFE, UNE e PROIFES.

Fizemos a defesa de que as discussões devem partir do relatório do grupo de trabalho realizado pós greve de 2012 que tem vários avanços nos temas autonomia universitária, escolha de dirigentes, composição dos colegiados, financiamento das instituições e liberação de dirigentes sindicais e cessão de espaço para entidades sindicais. Infelizmente o governo não fez os projetos de lei com as modificações acordadas. Não podemos começar do zero, a categoria quer avanços.

As entidades participantes do grupo de trabalho poderão propor outros temas, mas vamos partir deste acúmulo como prioridade.

A próxima reunião será dia 15 de dezembro às 14h para debater autonomia universitária e aprovar o cronograma dos trabalhos do grupo.

Também oriunda do acordo de greve de 2015, foi agendada reunião sobre assédio moral para o dia 16 de dezembro às 10h com vistas à construção de seminário nacional sobre o tema.

Ao final, também cobramos do MEC e da ANDIFES posicionamento sobre portaria ilícita da UFFS cancelando ilegalmente as férias agendadas para 2015 dos trabalhadores que participaram da greve nesta instituição. MEC e ANDIFES ficaram de analisar a portaria para se posicionarem.

Democratizar a universidade é torná-la um ambiente melhor de trabalho e estudo para tod@s e avançar na construção de uma universidade socialmente referenciada.