terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Nota de repúdio à demissão de profissionais terceirizados da coleta seletiva de Erechim

A Executiva do Sindicato dos Trabalhadores(as) Técnico-Administrativos em Educação de Universidades Federais nas cidades de Chapecó, Estado de Santa Catarina, Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, Laranjeiras do Sul e Realeza, Estado do Paraná (SINDTAE), em nome da categoria profissional que representa, vem a público manifestar seu REPÚDIO a demissão de trabalhadores do serviço de coleta seletiva de Erechim que estavam em greve desde 08/02/2021 por melhores condições de trabalho.

A demissão ocorreu na data de hoje, 09/02/2021, após os trabalhadores tentarem estabelecer negociação com a Prefeitura Municipal de Erechim e a empresa terceirizada contratada para fazer os serviços de coleta seletiva, Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental. Nos relatos, entrevistas, vídeos e falas dos trabalhadores é possível perceber fortes indícios de que os itens contratuais não estavam sendo cumpridos em sua integralidade ocasionando condições de trabalho precárias por falta de EPI´s, equipamentos, e irregularidades nos horários de trabalho.

Esse infeliz episódio mostra o quanto a classe trabalhadora vem sendo atacada nos últimos anos e, principalmente, silenciada. Ao não serem ouvidos dentro da empresa, os trabalhadores tentaram apelar ao poder público contratante sem conseguirem encaminhamentos por nenhuma das partes envolvidas, e acabaram friamente demitidos. A falta de diálogo nesse caso é um ato absurdo e desumano, especialmente com estes profissionais que realizam um trabalho essencial para a manutenção da cidade.

O SINDTAE se coloca a disposição desses trabalhadores e suas entidades representativas para auxiliar no que for possível.

Continuamos na luta, sempre! Por uma sociedade justa!

Manifestamos nossa solidariedade à família e amigos.

Executiva 2019/22