quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Questões sobre o retorno das atividades presenciais na UFFS

Estão sendo retomadas as atividades presenciais na UFFS, em maior ou menor grau conforme os subplanos das unidades. Com a previsão de retorno dos servidores o SINDTAE tem recebido uma série de relatos e questionamentos acerca da disponibilização de máscaras para os servidores, e também sobre quais seriam as medidas de controle e fiscalização.

Avaliamos que está se constituindo um cenário que traz uma série de preocupações sobre o que poderá acontecer e, em certa medida, sobre o que já está acontecendo na instituição referente a formas de prevenção contra a Covid-19. Dentre essas preocupações verificamos que não estão sendo feitas vistorias para avaliar se os servidores que já retornaram as atividades presenciais estão seguindo os protocolos e possuem os equipamentos adequados de proteção à COVID. E assim há grande preocupação sobre como ocorrerá o retorno massivo de servidores e de estudantes. 

O momento atual exige muita cautela, principalmente pelo fato dos dados de todas regiões registrarem aumento exponencial de casos, dados estes que podem não estar atualizados, diante da dificuldade de se conseguir realizar a devida testagem das pessoas. 

Com tantas preocupações, para termos maiores esclarecimentos por parte de quem deve realizar o gerenciamento desse retorno, enviamos questionamentos via sistema e-SIC para a gestão da UFFS, conforme reprodução a seguir: 


Protocolo e-SIC n 23546.005270/2022-69

Diante da retomada das atividades presenciais na UFFS, solicitamos as seguintes informações: 

  1. Quais providências estão sendo tomadas e/ou encaminhadas pela gestão da UFFS para a disponibilização de máscaras aos servidores, conforme disposto nos itens 7 e 8 da Portaria Interministerial MTP/MS Nº 14, de 20 de janeiro de 2022, e do artigo 8 da RESOLUÇÃO Nº 77/CONSUNI/UFFS/2021?

  2. Para disponibilização desses materiais, quais serão:  

(2.1) as especificações de composição; 

(2.2) quantitativos por servidor; 

(2.3) prazos para entrega; e

(2.4) procedimentos para os servidores terem acesso aos materiais?

  1. Quais serão as medidas de fiscalização e controle a serem implementadas para garantir que os protocolos sejam devidamente cumpridos pela comunidade acadêmica?


Como algumas normativas internas acabaram por deixar questões em aberto, que podem gerar problemas desnecessários, informamos que o SINDTAE irá monitorar a volta das atividades presenciais em todas as unidades e notificar a gestão sobre os casos em que não estiverem sendo cumpridas as normas federais ou locais. 

Sempre que necessário, será discutida e avaliada a possibilidade de ações judiciais caso não sejam cumpridas as disposições das normativas federais e institucionais.

Contamos com a colaboração de todos para continuarmos atentos para priorizarmos a preservação da saúde e da vida da comunidade acadêmica e de toda a sociedade, sendo que nossos canais de comunicação estão abertos para atuarmos coletivamente nessa questão fundamental para todos.