sexta-feira, 29 de abril de 2022

Respeitem as eleições democráticas da UFSC

O SINDTAE subscreve nota do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público sobre os possíveis ataques a democracia na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Tendo vivenciado cotidianamente os efeitos da nomeação de um reitor não eleito, entendemos de extrema importância que sejam respeitadas o processo eleitoral democrático e a autonomia universitária da instituição coirmã. Chega de golpes e ataques contra a educação pública!

FÓRUM CATARINENSE EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

O Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público vê com muita preocupação a possibilidade de ruptura democrática na UFSC.

A eleição organizada pelas entidades representativas de todos os seguimentos da comunidade universitária para a escolha da nova administração, ocorreu no dia 26 de abril, em segundo turno, e escolheu, por ampla maioria, a chapa UNIVERSIDADE PRESENTE, formada pelo Professor Irineu de Souza e pela Professora Joana Passos, como a grande vencedora do pleito. Foram aproximadamente 12400 eleitores que deram a chapa vencedora 57,69% dos votos válidos.

A vontade externada por toda a comunidade universitária precisa ser respeitada. A autonomia universitária é o âmago dessa instituição que nas últimas décadas têm sido protagonista nessa consulta.

Não podemos consentir que grupos ou aventureiros individuais busquem golpear o equilíbrio democrático construído com a luta de Docentes, TAEs e Estudantes.

Que os conselheiros e conselheiras do Conselho Universitário (CUn) tenham serenidade e responsabilidade votando somente nos vencedores e não em quem sequer participou da eleição.

SIMPE-SC – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Santa Catarina;

SINJUSC - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina;

SINDPREVS - Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal do Estado de Santa Catarina;

SINSERF - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Forquilhinha;

SINDTAE UFFS - Sindicato dos Técnico-administrativos em educação da UFFS;

SINTRAFESC - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de Santa Catarina;

SINTESPE - Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina;

CUT SC - Central Única dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina;

SINDALESC - Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina;

SINASEFE SEÇÃO VIDEIRA - Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional E Tecnológica;

SINASEFE – SC -  Seção Sindical IFSC;

SINASEFE - Seção Litoral;

SINSEJ - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região;

SINTRAM-SJ- Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José;

SINDIRECEITA-SC- Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil;

SISERP CRR/CUT- Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região;

CONFETAM CUT- Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais;

SINDSAUDE- Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado de Santa Catarina;

SINTRAJUSC- Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina;

SINTE/SC- Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de SC.

Santa Catarina, 28 de abril de 2022