terça-feira, 24 de setembro de 2024

Categoria se mobiliza frente à falta de TAEs no campus Chapecó


    A partir da mobilização de um coletivo de TAEs do Campus Chapecó da UFFS, foi convocada para sexta-feira, dia 20/09/24, uma assembleia geral extraordinária local para deliberação de ações locais frente à falta de TAEs no campus de Chapecó. 

    Há de se referenciar ainda que a pauta do dimensionamento é um ponto de reivindicação histórica na UFFS, e foi detalhada na Carta de proposta e compromisso firmada entre os candidatos à Reitoria e os TAEs da UFFS, assinada também pelo reitor Braida. Mais informações sobre isso podem ser consultadas aqui: Assinatura da Carta de proposta e compromisso entre os candidatos à Reitoria e os TAEs da UFFS.

    Durante a assembleia foram feitas diversas manifestações acerca da situação de falta de pessoal e consequente sobrecarga de trabalhos. Dentre eles, destacamos os seguintes: 

  • baixo contingente de TAEs precariza os trabalhos, que por sua vez ocasionam adoecimento da categoria; 
  • impede iniciativas que tem por objetivo promover o desenvolvimento institucional e pessoal; 
  • a discrepância de distribuição de funções gratificadas entre a Reitoria e os campi;  
  • dificuldade de acesso às políticas institucionais que dependem de banco de horas, como o PLEDUCA, bem como usufruto do Programa de Gestão, além de dificultar a flexibilidade para licenças capacitação, férias, saúde, etc; 
  • o Campus Chapecó, por meio de seu Conselho deliberativo, já requisitou ampliação do seu quadro de servidores há mais de 10 anos; 
  • as atividades fim estão à margem das atividades meio, uma inversão do que deveria ser prioridade da Gestão; 
  • e, o principal deles, a situação atual tem causado uma série de prejuízos diversos para o devido atendimento da comunidade acadêmica e o regular desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Diante desse cenário, a assembleia deliberou por mobilizar a categoria através de ações semanais, as quais tem o objetivo de mais uma vez publicizar a quantidade insuficiente de TAEs para atender o campus, e reivindicar que os novos códigos de vagas disponíveis na UFFS sejam destinados para a unidade de Chapecó.

A primeira delas foi efetivada na tarde de terça-feira (24/9), com a entrega de um abaixo assinado em que os TAEs do Campus Chapecó simbolicamente pedem remoção para a Reitoria da UFFS, de modo a demandar à Gestão Superior da UFFS, urgentemente, respostas às problemáticas acima apontadas. 

Ainda na assembleia foi constituída uma comissão local de mobilização, com membros da Executiva do SINDTAE e do Campus Chapecó, com a atribuição de organizar novas ações no decorrer das próximas semanas. Somente através da união da categoria é que conseguiremos avançar nessa pauta tão importante não só para os TAEs, mas principalmente para possibilitar o atendimento dos objetivos que permeiam a atuação da UFFS.