terça-feira, 14 de março de 2017

Assembleia realizada pelos TAEs da UFFS

Desenho de Temer conduzindo rolo compressor escrito 49 anos de contribuição investindo contra os trabalhadores - FASUBRA - contra a reforma da previdência - lançamento campanha salarial

Reunidos em Assembleia Geral por videoconferência em todos os campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a categoria técnico-administrativa em educação, convocada pela Executiva Geral do SINDTAE, discutiu nesta terça-feira situações pertinentes à classe e à própria entidade.

Informes

De início, foram feitos informes. A categoria cobra resultados da Comissão da UFFS que avalia a implantação de turnos únicos diários de seis horas. Propõe que, caso a vigência dessa comissão tenha se expirado, seus membros devem buscar uma breve extensão de prazo para conclusão dos trabalhos.

Em relação à atual ameaça à Previdência, a categoria está convidada para participar de diversas atividades de protesto neste dia 15, data de mobilização nacional, marcadas em Chapecó, Erechim e Realeza, e de formação, dia 16 em Erechim e 17 em Chapecó. A Executiva Geral do SINDTAE providenciou cartazes e panfletos para utilização por todas as coordenações locais.

Foi lembrada a data de fundação do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), que tem forte atuação na área de abrangência do SINDTAE. Destaca-se o fato de, na proximidade de Realeza em particular, haver atualmente delicada situação por conta da implantação de nova barragem no Rio Iguaçu.

Em relação ao Programa de Educação Formal dos TAEs na UFFS (PLEDUCA), há necessidade de manutenção da mobilização para que não haja retrocessos diante da imposição por parte do setor de RH de requisitos, a serem cumpridos pelos candidatos, mais severos do que os determinados pela respectiva Resolução do Conselho Universitário.

Prestação de Contas

A prestação de contas do SINDTAE referente ao exercício de 2016 foi apresentada, tendo parecer favorável pelo Conselho Fiscal, e aprovada de forma unânime pela Plenária.

Delegação para Plenária da FASUBRA

Foi eleito delegado do SINDTAE para a Plenária Nacional da FASUBRA Sindical de 17 a 19 de março. O SINDTAE, pela primeira vez, representará com poder de voto os técnico-administrativos da UFFS perante a instância máxima da federação sindical da categoria. Esta Plenária Nacional tem como pautas: "Informes Nacionais e de Base; Seminário sobre Reforma da Previdência; Conjuntura Nacional/Plano de Lutas; Confasubra (congresso nacional da Fasubra); Prorrogação do Mandato da Direção; Outros".

Comissão Estatuinte

A Assembleia elegeu ainda oito filiados para a Comissão Estatuinte que levantará propostas de alteração e consolidação do Estatuto do SINDTAE ao Congresso Sindical previsto.

Ponto eletrônico

Houve ainda pauta em relação a máquinas de controle biométrico que aparentam estar em instalação contrariando todas as expectativas da categoria. Como encaminhamento da assembleia anterior, o SINDTAE cobrou informações da administração da universidade através de ofício que, pelo que consta, foi meramente recebido em 13 de fevereiro e desde então ignorado, sem qualquer tipo de encaminhamento ou resposta. Os pronunciamentos na assembleia propuseram estratégias e foram unânimes no sentido de rechaçar a postura da alta gestão da universidade quanto a este assunto.

Estado de greve e paralisações

Foi deliberada a manutenção do "estado de greve" em que se encontra a categoria desde a movimentação paredista passada. Isto significa um aviso ao empregador de que uma greve pode ser deflagrada, por permanecerem as premissas referentes ao descumprimento por parte do Governo Federal de diversos pontos do Acordo de Greve de 2015, somando-se à inconformidade diante da proposta de reforma da Previdência, além da falta de correção do salário frente à inflação, o que, segundo estudo do DIEESE, já ultrapassaria 20%. Na expectativa pelas indicações de plano de lutas advindo da Plenária da Fasubra, assembleias extraordinárias deverão ser convocadas em breve.