sexta-feira, 4 de junho de 2021

Crônicas SINDTAE 4: a reação ganhando força

Diante da gravidade da ameaça de desmonte dos serviços públicos do país, um conjunto de entidades começou a se articular para realizar um enfrentamento ao ataque.

Essa articulação se dá a partir da constituição em novembro de 2020 de um Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina, ao qual o SINDTAE foi convidado a fazer parte. Neste grupo temos membros das entidades representativas dos servidores públicos federais, estaduais, municipais, empresas estatais e também de algumas centrais sindicais. Dentre elas, além do SINDTAE, da educação participam SINTUFSC, APUFSC, SINASEFE, APRUDESC (da UDESC), SINTE e FETRAM.

O objetivo principal do Fórum dos Servidores de SC é articular, de forma unificada, campanhas de comunicação e ações em geral, unindo esforços e recursos para denunciar os danos da PEC 32 e realizar a defesa do serviço público.

Atualmente não temos conhecimento de fóruns semelhantes no RS ou PR, mas sem dúvidas iremos aderir a essas iniciativas se elas forem desenvolvidas nos dois estados.

Em consonância a esse movimento estadual também foram criados grupos de âmbito nacional, aos quais nos inserimos a partir da participação no Fórum Estadual. O grupo estadual também está articulado com ações do FONASEFE - Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, composto pelas diversas entidades, dentre elas o ANDES/SN, FASUBRA, PROIFES  e SINASEFE, para mencionar apenas as representativas da educação federal.

Desse cenário de ataques podemos tirar como ponto positivo justamente o fato de que a reação significou uma grande união entre tantas entidades representativas, um movimento que anteriormente não tinha alcançado uma dimensão tão grande.

Acreditamos que essa união de forças também se refletirá nos futuros processos de defesa e melhoria do serviço público.