terça-feira, 9 de maio de 2023

Assinatura da Carta de proposta e compromisso entre os candidatos à Reitoria e os TAEs da UFFS

Na tarde de segunda-feira, dia 08 de maio de 2023, na sala 405 do Bloco C do Campus Chapecó, a Executiva do SINDTAE, representada por Liziara Sarmento Portella e Ademir Luiz Bazzotti, coordenadores gerais da entidade, e Alexandre Fassina, suplente, realizou com as chapas candidatas o ato de assinatura da Carta de proposta e compromisso entre os candidatos à Reitoria e os TAEs da UFFS.

O documento foi elaborado apresentando “demandas históricas da categoria, que afetam nosso cotidiano e que podem ser atendidas, desde que assumidas com seriedade pela alta gestão da universidade. Este documento é fruto de uma construção coletiva, que traduz pautas levantadas há anos pelos TAES.”

A agenda foi enviada na data de 02/05/23 para o contato de e-mail pessoal e institucional de cada um do(a)s candidato(a)s. Isso possibilitou a leitura anterior à data do debate no Campus Chapecó, ocasião na qual entregamos presencialmente a carta para assinatura. Já para organizar o agendamento de horário e local das assinaturas, foi apresentada sugestão de cronograma de agendamento para assinatura da carta compromisso SINDTAE e Chapas candidatas à Reitoria, colocando como critério a ordem conforme o número da chapa no processo eleitoral.

Braida e Sandra no momento da assinatura

Seguindo o cronograma proposto, às 15 horas João Alfredo Braida e Sandra Simone Höpner Pierozan, da Chapa 01, foram a primeira candidatura a se reunir com a Executiva para a assinatura. O candidato Braida comentou que, se for eleito, logo após tomar posse se compromete em estabelecer uma mesa de negociação com as entidades representativas dos segmentos, para debater as pautas das carreiras. Reforçou a importância de reconhecer a participação das representações para atuarem em conjunto com a gestão para melhor atingir os objetivos e princípios que norteiam a universidade.

Anderson e Lísia assinando a carta

Na sequência, Anderson André Genro Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira, da Chapa 02, ao assinarem a carta, o candidato a reitor comentou da importância de realizar um movimento de valorização salarial da carreira dos TAEs, pois entende que o atual vencimento está muito aquém enquanto retribuição ao tipo de atividade desenvolvida pela categoria. Mencionou inclusive a necessidade de acionar de modo articulado instâncias como Andifes e o Conif para reforçar a importância disso. Complementou que pretende fazer uma gestão baseada na confiança, e não na desconfiança.

Registro do momento de Elsio e Gabriela assinando a carta

Elsio José Cora e Gabriela Goncalves de Oliveira, da Chapa 03, destacaram a importância da alternativa de gestão, considerando o princípio de que a universidade é para todos. O objetivo é principalmente melhorar a harmonia da gestão com os servidores, citando casos como o Pleduca e a necessidade de uma regulamentação para tratar de temas como remoção interna e saúde do trabalhador.

Marcelo e Everton assinando

Já os representantes da chapa 04, Marcelo Recktenwald e Everton Miguel da Silva Loreto destacaram a postura da gestão atual com o compromisso com a categoria, com o encaminhamento de pautas como a implementação do PGD.

Ione e Paulo também assinaram a carta de compromisso com a categoria

Finalizando a atividade, às 17 horas a Chapa 05, com Iône Inês Pinsson Slongo e Paulo Roger Lopes Alves, defenderam um perfil de buscar uma gestão de participação, qualificando o ambiente interno, tanto nas instâncias de deliberação como no intuito de incorporar mais TAES na gestão, buscando alocar as pessoas certas nos lugares certos.

A íntegra da Carta de proposta e compromisso entre os candidatos à Reitoria e os TAEs da UFFS, com as respectivas assinaturas das chapas que compareceram, está disponível para download Carta Compromisso TAEs