quinta-feira, 18 de maio de 2023

Informe dos delegados do SINDTAE no CONFASUBRA

A participação no Congresso da Fasubra (CONFASUBRA) proporciona acompanhar, se apropriar e estar em articulação com o debate das questões da defesa e luta dos direitos dos trabalhadores técnicos na educação superior pública do país. O Congresso elege uma nova direção, junto promove o debate das teses, as quais apontam a construção das pautas da categoria em todo país. Além disso, promove uma análise do contexto sobre o poder político em disputa e o papel do estado quanto a deliberação e destinação dos recursos públicos. A pauta corporativa da categoria se constitui olhando para os rumos do estado quanto ao fortalecimento e a qualificação das políticas sociais.

No cotidiano e na perspectiva da qualidade de vida e de trabalho dos técnicos administrativos em educação das Instituições de Educação Superior estão no centro das propostas apresentadas e debatidas no CONFASUBRA como a revisão do PCCTAE, campanha de recomposição das perdas salariais e dos benefícios, defesa da democracia das universidades, pela valorização do serviço público em contrariedade a terceirização e outras formas nas quais o estado repassa à iniciativa privada serviços de interesse público.

O CONFASUBRA define diretrizes que orientarão a mobilização e organização dos TAEs para avançar no reconhecimento dos seus direitos, dos trabalhadores em geral e no fortalecimento das IES.

A importância do SINDTAE estar representada neste Congresso e outros eventos da FASUBRA contribui para articulação das pautas da categoria tendo maior clareza sobre a distinção entre as pautas institucionais em relação com aquelas que se constituem reflexo das políticas gerais. Estas últimas que por sua vez requerem movimento nacional.

Neste sentido, há também o intercâmbio entre os TAE´s de todo país, esta interação, traz boas discussões levantadas a partir de questões comuns, motivando articulações para busca de solução para problemas em comum. Neste sentido, há também o intercâmbio entre os TAE´s de todo país, esta interação, traz boas discussões levantadas a partir de questões comuns, motivando articulações para busca de solução para problemas em comum.

Por exemplo, uma das ideias levantadas e que está sendo amadurecida neste congresso e que tem a ver com nossa atual situação, é a busca da aproximação dos Sindicatos das Universidades Novas e Supernovas (Reuni), feito entre os delegados UNILA, UFFS e UFGD, que buscam constituir um fórum de diálogo entre essas representações sindicais, para pensar as questões comuns presentes nestas instituições, e como articular a luta destas pautas, que tem raízes específicas.