quinta-feira, 20 de julho de 2023

Informe da participação do SINDTAE na Plenária da FASUBRA em Brasília

O SINDTAE esteve presente na Plenária Nacional da FASUBRA que ocorreu em Brasília nos dias 15 e 16 de julho, sendo uma das 36 entidades sindicais presentes. A delegação do SINDTAE foi composta por dois delegados eleitos em Assembleia Geral: Giuliano Kluch e Liziara Portella.

No primeiro dia foi realizado relato pela Direção Nacional sobre a primeira rodada da Mesa de Negociação em que se decidiu por realizá-la em dois blocos:  um bloco que trata do revogaço de várias legislações que impactam diretamente a categoria, e outro com impacto financeiro que envolve a discussão da recomposição salarial e da reestruturação da carreira. O governo indicou não ser possível realizar um revogaço de imediato e solicitou às federações presentes que realizem um estudo com sugestões de alteração das normativas e indique as que a categoria vê como prioridade na alteração de pontos ruins para a categoria, revogação ou substituição de decretos, IN entre outros dispositivos legais.

Na sequência foram debatidas as propostas em aberto dos Grupos de Trabalho do XXIV CONFASUBRA realizado no mês de maio. As propostas debatidas foram: organização sindical, combate ao racismo, mulheres, população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, juventude e movimento sindical, saúde do trabalhador, terceirização do serviço público, comunicação, estaduais e meio ambiente. No mesmo dia houve uma homenagem à Vânia Galvão que em 1984 foi a primeira mulher presidenta da FASUBRA, e a cerimônia de posse da nova coordenação.

No domingo foi dada continuidade ao debate e encerrados os pontos do CONFASUBRA, seguido da análise de conjuntura e deliberações da plenária. Foram encaminhados dois dias de mobilizações: dia 25 de julho em que ocorrerá a segunda rodada da Mesa de Negociação, e dia 4 de agosto quando o governo apresentará a proposta de orçamento para 2024. Segundo os delegados Giuliano e Liziara, foi consenso entre os presentes na Plenária que avanços na carreira e na recomposição salarial serão conquistados com participação e mobilização da categoria.

Para mais informações continue acompanhando nosso o site.