quinta-feira, 14 de março de 2024

TAEs da UFFS aprovam adesão à greve nacional da categoria

Em assembleia geral extraordinária convocada em 08 de março/24, realizada na tarde de ontem, 13/03/2024 com mais de 150 TAES participando de forma híbrida através de sala de videoconferência da entidade e presencial em auditórios dos campi da universidade, os trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFFS deliberaram, por maioria, em DEFLAGRAR GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir do dia 18 de março de 2024.

Após avaliação da mesa específica de reestruturação da carreira e da proposta do governo na Mesa Nacional de Negociação Permanente, os presentes na assembleia rejeitaram por ampla maioria a proposta do governo de recomposição salarial, que é de 0% (zero) em 2024 e 9% divididos em 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. A reprovação da proposta reafirma que o governo precisa contemplar nas negociações a recomposição dos vencimentos superando as perdas acumuladas nos últimos anos.

Considerando que o governo federal tem postergado respostas efetivas às demandas da categoria, principalmente no tema de reestruturação da carreira dos TAEs, também por maioria da assembleia foi aprovada a adesão à greve nacional conforme deliberada na última Plenária Nacional da Fasubra.

É importante destacar a pauta da greve, tanto no eixo específico, quanto no eixo geral, aprovados na referida Plenária  Nacional:

EIXO ESPECÍFICO:

Reestruturação do PCCTAE com orçamento necessário – incluindo a recomposição salarial.

EIXO GERAL:

Recomposição orçamentária das instituições no mínimo ao patamar de 2015;

Revogação da IN /2023 que impede direito de greve;

30 horas para todos;

Não ao ponto Eletrônico;

Reposicionamento dos aposentados;

Reposição do quadro, concurso já para todos os cargos – chega de terceirização;

Deposição dos Reitores Interventores.

Fim da lista Tríplice – Paridade nas eleições para a Reitoria.

Normatização do artigo 76 da Lei 8.112/90 – horas fixas.

Normatização do Plantão 12/60 nos HU;

Contra a Reforma Administrativa;

Revogação da Lei da EBSERH.

Fim das normativas que dificultam o direito à insalubridade.

A gestão da universidade foi comunicada da decisão da categoria através de ofício do SINDTAE, entregue no primeiro horário de hoje, dia 14/3/24.

Na assembleia também foi formado um Comando Geral de Greve, o qual organizará as atividades do movimento a partir da próxima segunda-feira, dia 18/03/24, e irá também produzir as orientações detalhadas para a participação na greve.

Acompanhe nossas redes sociais e se insira no movimento para fortalecer nossa categoria!