sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Crápula, canalha ser abjeto e repugnante - nota de repúdio à fala de Bibo Nunes

A Executiva Geral do SINDTAE, em nome da categoria, vem a público manifestar seu mais profundo repúdio à fala proferida por Bibo Nunes, deputado federal não reeleito (PL-RS). Atacando o legítimo protesto dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria contra o contingenciamento do orçamento da educação, no último dia 9 ele afirmou em uma live que os universitários de Santa Maria mereciam ser “QUEIMADOS VIVOS”

Lembramos que a cidade, o estado e o país ficaram marcados pela triste tragédia da boate Kiss, em que um incêndio em 2013 tirou a vida de 242 pessoas e feriu mais de 60, sendo boa parte delas estudantes da cidade.

Estivéssemos em um país minimamente normal, tal fala absurdamente fascista sobre queimar estudantes deveria gerar uma reação gigante e dura em cadeia. Porém, o ódio ao conhecimento que permeia a fala acaba sendo representativa da nossa triste realidade, naturalizando o absurdo da barbárie

Esse ser repugnante, crápula, canalha, que representa da forma abjeta o projeto em curso de desmonte da ciência e da educação tem de responder por vomitar sua fala tão asquerosa. São muitos os adjetivos deletérios aos quais gostaríamos de chamar esse ser ignóbil, porém vamos esperar que as instituições funcionem minimamente e ele responda por isso em todas as instâncias competentes.

Em vez de desejar o mesmo para sua excrescência, pois não nos rebaixaremos a tal nível, remetemos aqui a fala que Rômulo Carvalho, defensor público, referenciou em sua rede social sobre o tema: “história trazida da Guerra Civil Espanhola, quando Milán Astray, militar que se levantou contra o governo republicano, foi à Universidade de Salamanca e não se conteve. Parecido com o brasileiro em 2022 gritou "Morram os intelectuais! Viva a morte!”. O respeitado professor Don Miguel de Unamuno presente na cerimônia e indignado com o ataque dentro das paredes da secular universidade respondeu. As palavras, com grande carga literária e poéticas, entram pra história mais ou menos assim:

"Este é o templo da inteligência. Eu sou seu sumo sacerdote. Estais profanando seu sagrado recinto. Vencereis, porque tendes força bruta de sobra. Mas não convencereis. Para convencer é preciso persuadir. E para persuadir necessitais algo que lhes falta: razão e direito na luta".

Se a luta é contra as trevas da barbárie, nos colocamos do lado das luzes da ciência e da humanidade civilizada. Resistiremos contra qualquer ameaça à educação!