sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Dia dos professores: nota de apoio à professora Mailan

 

Precisamos vencer o dragão da mentira e do ódio. Na semana do dia das professoras e professores, mais uma profissional da educação foi atacada pelo atual prefeito de Chapecó-SC. Ao divulgar uma sátira denunciando a forma como os ultraconservadores detratam profissionais da educação, a professora teve atacados seus direitos de livre manifestação política e de liberdade de expressão. 

Utilizando do poder de seu cargo público, o dito político adotou prática que motivou a uma turba raivosa a proferir uma série de ataques com mensagens de ódio contra a professora, levando ela inclusive a temer pela sua integridade física e a do seu filho pequeno. O ato do prefeito não tem respaldo normativo e legal, uma vez que não é especificado qual seria a falta grave produzida pela professora ao fazer uma postagem em seu perfil particular que nada interfere com a prática docente executada enquanto profissional da educação.

Trata-se apenas de perseguição política. Além disso, um gestor público deve se pautar somente pela lei em seus atos, e não pela pressão de grupos políticos específicos que não representam a opinião de toda a sociedade. 

Há de se destacar também que, sendo uma profissional com contrato temporário, ela é um um exemplo prático dos perigos da Reforma Administrativa que está no Congresso. Ao tirar a estabilidade dos servidores, todos ficarão sob o jugo das pressões desse tipo de mandatários de ocasião, o que pode prejudicar em muito a qualidade de atendimento para a população. 

Diante disso nos solidarizamos com a professora atacada, reconhecendo seu manifesto profissionalismo na atuação docente e sua coragem em não se calar diante de tantos ataques. Você e tantas outras pessoas da educação não estão sozinhas. 

E é a partir do exemplo de luta dessa professora do município de Chapecó que o SINDTAE estende seu reconhecimento a todas as professoras e todos os professores que com seu ofício trabalham cotidianamente para construir um Brasil melhor, mais desenvolvido do ponto de vista econômico, social e humano. 

Não nos calarão!