terça-feira, 2 de abril de 2024

Informe #02AGREVEUFFS: Encaminhamentos minuta do PGD

Reunião híbrida sobre as pautas locais e gerais da UFFS e minuta do PGD: Realizada no dia 2 de abril, a atividade contou com a participação do Comando de Greve da UFFS e da categoria. Nela foram contextualizados o movimento da greve nacional e o objetivo de construção coletiva de uma metodologia e encaminhamentos para abordagem das pautas do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), turnos contínuos e dimensionamento.
    Após amplo debate, com a palavra aberta para manifestação de todos, a partir do entendimento de que essas pautas devem ser trabalhadas de forma conjunta, foram acordados os seguintes encaminhamentos:
    1. O SINDTAE e o Comando de Greve irão coordenar a organização e divulgação de um formulário eletrônico para coletar contribuições de toda a categoria.
    1.1 Foi formada uma comissão de sistematização, com a atribuição de organizar as respostas do formulário. Essas respostas serão compiladas em um relatório a ser enviado para a gestão, em conjunto com uma análise dos principais pontos sensíveis necessários de adequações.
    1.2 Os prazos para preenchimento do formulário serão divulgados posteriormente.
    2. O SINDTAE irá oficiar a Reitoria para que providencie os seguintes encaminhamentos:
    2.1 divulgue através do e-mail institucional dos TAEs o link e orientações para a metodologia das contribuições no formulário eletrônico.
    2.2 disponibilize um relatório de avaliação do PGD, que traga elementos para análise de como esse programa tem se desenvolvido até o momento na UFFS. Esses dados permitirão subsidiar de forma mais qualitativa as propostas a serem construídas pela categoria.
    2.3 para que organize um momento aos moldes de Consulta/Audiência Pública, com representantes da gestão e da categoria, tendo o objetivo de debater e encaminhar de forma conjunta com toda a categoria dos TAEs as três pautas que estão vinculadas entre si: PGD, turnos contínuos e dimensionamento.
    2.4 Insira a Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) no debate do PGD, de modo que aquela instância possa se manifestar formalmente sobre os aspectos que impactam na carreira, além de contar com a devida representação na Consulta/Audiência Pública mencionada no item anterior.
    3. Concomitante a esse movimento, o Comando de Greve irá convidar colegas TAEs da UFSC para uma live, em que eles possam apresentar novos elementos sobre como ocorreu o processo de implementação do PGD, turnos contínuos e controle social de frequência naquela instituição.
    3.1 A primeira conversa com o título “Teletrabalho, flexibilização e controle social de frequência: a experiência da UFSC” pode ser visualizada no link: https://www.youtube.com/watch?v=OKda0ALldMM
    3.2 Sugerimos a leitura da página de internet: Dúvidas sobre a implantação das políticas da modalidade teletrabalho e da ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho, que traz elementos sobre como se deu o processo na UFSC: https://teleflexdim.paginas.ufsc.br/

Reforçamos o compromisso de desenvolver as atividades e dar os encaminhamentos para que as pautas conjuntas possam ser trabalhadas através da construção coletiva e democrática com toda a categoria, e ressaltamos o convite para seguirem o site e redes sociais do SINDTAE e os grupos de greve do movimento para acompanhar os demais encaminhamentos.