sexta-feira, 26 de abril de 2024

TAEs da UFFS rejeitam proposta do governo e aprovam alternativa apontada pela FASUBRA

As técnicas e técnicos administrativos em educação da UFFS rejeitaram, por ampla maioria, a proposta enviada pelo governo federal, no dia 19 de abril. A assembleia com a categoria foi realizada nesta quinta-feira (25), quando também foi comemorado o aniversário de fundação de nove anos do SINDTAE.

Logo após a Assembleia, o Comando de Greve da UFFS divulgou as decisões da categoria pelo Informe #25AGREVEUFFS, publicado no Instagram, confira o vídeo. As informações também foram remetidas ao Comando Nacional de Greve da FASUBRA. Entre os itens aprovados, está a contraproposta de índice de recomposição salarial de 34%, dividido em 2024, 2025 e 2026 (10,34% a cada ano) como orientado pelo relatório da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC).

Confira todos os itens aprovados:

1) REJEITAR a proposta do governo apresentada na mesa de negociação de 19 de abril;

2) APROVAR a contraproposta do índice de recomposição salarial de 34%, dividido em 2024, 2025 e 2026 (10,34% a cada ano) como orientado pelo relatório da CNSC;

3) APROVAR os encaminhamentos da FASUBRA (campanha governo receba os TAEs; atividades com políticos; que a FASUBRA reafirmar a proposta de carreira apresentada; Indicativo de Caravana na segunda quinzena de maio, etc);

Complementarmente, foram aprovadas, por ampla maioria, as seguintes deliberações:

4) orientar a FASUBRA que a comissão de negociação deve observar que os TAEs não continuem sendo a carreira com menor vencimento do serviço público, sendo que o piso do nível superior deve ser equivalente ao valor das demais carreiras que o governo já negociou; e

5) orientação para a Fasubra de que reforçamos a importância de constar no acordo com o governo que a proposta de implementação do RSC deve ser regulamentada na CNSC, e seu detalhamento instituído via decreto dentro do prazo de até 90 dias.

Os dois últimos itens são fundamentais de serem encaminhados, tendo em vista solucionar o fato de a carreira TAE ser a mais defasada dentre todas as categorias do Executivo Federal.