terça-feira, 17 de setembro de 2019

Deliberações da Assembleia Geral de 17/09/2019

Colegas,

Na manhã do dia 17 de setembro de 2019, o SINDTAE se reuniu em Assembleia Geral Extraordinária com a seguinte ordem do dia: Informes; Avaliação da conjuntura e reação frente aos impactos da sucessão da reitoria da UFFS.

Como Informes foram apresentadas informações acerca do deliberado na Plenária Nacional da FASUBRA Sindical, ocorrida nos dias 14 e 15 de setembro: participação nos dias 2 e 3 de outubro como 48 horas de greve em conjunto com toda a educação; consultas à base sobre a construção ou não de uma greve por tempo indeterminado, com rodadas de assembleia até o dia 3 de outubro e responder sobre o resultado das assembleias até dia 4 de outubro; se a maioria da base decidir pela construção da greve, a Fasubra chamará uma plenária para os dias 12 e 13 de outubro para os encaminhamentos necessários.

Ainda na parte dos Informes foi apresentado relato das ações em nome da categoria desde a assembleia anterior, a saber:
  1. auxílio financeiro para deslocamentos de estudantes e servidores para participação em atos em Chapecó;
  2. auxílio financeiro para aquisição de alimentos utilizados no movimento de ocupação no Bom Pastor;
  3. impressão em formato A3 e A4 e divulgação de mais de 40 Notas de Repúdio à nomeação do terceiro colocado em lista tríplice;
  4. participação em grupos de técnicos, docentes, estudantes e comunidade externa mobilizados frente ao ataque à escolha da comunidade acadêmica;
  5. acompanhamento durante o movimento de ocupação visando intermediar da melhor forma possível a relação entre os estudantes e os servidores do Bom Pastor;
  6. publicação de nota pública denunciando práticas que podem ser consideradas como sendo de assédio moral;
  7. contratação de jornalista para assessorar a comunicação em conjunto com o SINDUFFS.
  8. envio de ofício do SINDTAE para a Comissão de Negociação instituída pelo CONSUNI, apresentando as demandas dos servidores do Bom Pastor para a negociação com o movimento Ocupa UFFS.

Como encaminhamentos do ponto de pauta, a Assembleia deliberou pelo seguinte:
  • Indicação do coordenador geral do SINDTAE, Alexandre Fassina, como representante da categoria para apoiar o processo de identificação dos servidores no acesso ao Bom Pastor, de modo a cumprir o expresso em decisão judicial sem prejudicar os TAEs do Bom Pastor;
  • Publicação de Nota Pública do SINDTAE em reconhecimento à luta dos estudantes;
  • Chamado para a categoria acompanhar a Sessão Ordinária do CONSUNI que se realizar na tarde do dia 18/09/19;
  • Buscar subsídios para a criação de um Observatório do Assédio Moral;
  • Reafirmar o apoio à ocupação da Reitoria e às lutas protagonizadas pelos estudantes em defesa da autonomia universitária;
  • Aprovar a manutenção do Estado de Assembleia Permanente enquanto persistir a intervenção na UFFS, permitindo que a Executiva convoque a categoria a qualquer tempo para novas assembleias extraordinárias.
  • Convocar novas assembleias, sendo uma delas para tratar de ponto de pauta específico relativo ao chamamento para greve geral da Educação prevista para os dias 2 e 3 de outubro, e outra para analisar pedido da categoria para que o CONSUNI coloque em pauta a discussão sobre proposição ao Presidente da República da destituição do reitor, conforme Estatuto da UFFS.

SINDTAE – na luta por uma sociedade mais justa.