segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Técnico-administrativos deliberam por realização de greve caso Consuni não aprove pedido de destituição

Decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda-feira (23)


Reunidos na tarde desta segunda-feira (23), os técnico-administrativos em educação da UFFS realizaram Assembleia Geral Extraordinária, na qual deliberaram sobre diversos assuntos.

Os principais informes foram acerca da participação de representante do SINDTAE na desocupação do prédio da Reitoria da UFFS. O mesmo também auxiliou na vistoria do imóvel, sendo que no geral o imóvel foi entregue praticamente nas mesmas condições em que estavam por ocasião do início da ocupação.

Entre outras decisões, os técnicos definiram por entrar em greve caso o Consuni não aprove o pedido de recomendação de destituição de Marcelo Recktenvald a ser encaminhado à presidência da república. Outra decisão é o adiamento do processo eleitoral do SINDTAE por 30 dias, que estava agendado para 25 de setembro.

PAUTAS


A categoria irá convocar assembleia para deliberar sobre a Greve Nacional da Educação, marcada para os dias 2 e 3 de outubro, e sobre a possibilidade de greve nacional por tempo indeterminado contra os cortes na educação, o Future-se, a Reforma da Previdência, e a série de ataques aos direitos que a educação pública tem sofrido através de portarias, instruções normativas e decretos.

Para a categoria, o projeto imposto, sendo representativo do MEC e do atual governo, e não da UFFS, se demonstra deletério ao que entendem como garantidor de princípios como autonomia universitária e gestão democrática. Dessa forma, o SINDTAE reafirma se somar às demais categorias da universidade na luta contra a imposição de um projeto que não foi escolhido para a gestão dos próximos quatro anos de UFFS.

A assembleia aprovou por unanimidade os seguintes pontos:
  1. Indicativo de greve local caso o Consuni não aprove o pedido de recomendação de destituição de Marcelo Recktenvald a ser encaminhado à presidência da república;
  2. Chamado a toda a categoria para participar das assembleias universitárias que acontecerão de forma a consultar a comunidade sobre o pedido de destituição de Marcelo Recktenvald;
  3. Manutenção do estado de assembleia permanente;
  4. Adiamento pelo prazo de 30 dias do processo eleitoral do SINDTAE, justificado pela necessidade de direcionar esforços da categoria na participação em mobilizações decorrentes da nomeação do reitor não eleito. O edital de eleição previsto para ser publicado em 25 de setembro fica então adiado para 25 de outubro de 2019.